As mudanças climáticas já são uma realidade e as situações extremas tendem a se tornar mais frequentes. Óbvio que precisamos caminhar para o fim das emissões de gases de efeito estufa. Mas, mesmo se zerássemos hoje essas emissões, parte do estrago já está feito e o clima vai demorar séculos para acalmar novamente.
Por isso é preciso nos prepararmos para cinco situações: ondas de calor, ondas de frio, estiagens prolongadas, megatempestades e avanço do nível do mar. Construir microclimas que gerem frescor e umidade deve virar prioridade tanto em regiões urbanas quanto rurais. Aqui dois estudos que comprovam a eficiência da vegetação para amenizar os extremos climáticos:
1) Analisando o território da cidade de São Paulo como um todo, o geógrafo Hugo Rogério Barros encontrou diferenças superiores a 8°C no mesmo dia e horário, entre locais áridos e arborizados. (http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-27092016-151701/pt-br.php)
2) O pesquisador Humberto Catuzzo registrou temperaturas distantes em 5,3ºC no topo de dois prédios do centro de São Paulo, com distância de apenas cinquenta metros entre eles (um com jardim no teto e o outro totalmente árido). http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-18122013-123812/pt-br.php
A ONU criou um guia simples para explicar como preparar as moradias para o clima de extremos em que estamos entrando: https://brasil.un.org/pt-br/139462-diante-da-ameaca-das-mudancas-climaticas-pnuma-fala-sobre-o-papel-da-infraestrutura
E aqui vão quatro dicas bem resumidas com o que tenho aprendido e testado nesse tema do microclima:
1 – Plante muitas árvores, faça telhados verdes e deixe as trepadeiras ocuparem as paredes. A casa ficará mais fresca e o ar mais puro.
2 – Tenha janelas em paredes opostas para ventilar bem os ambientes. No lado que bate muito sol, instale brises.
3 – Instale uma cisterna para coletar águas de chuva e, se puder, construa um lago para deixar o ambiente mais fresco, úmido e aumentar as reservas de água.
4 – Se você mora no litoral, faça planos de longo prazo levando em conta que o nível do mar vai subir nas próximas décadas.