Com 50 litros de água, um copão do sabão de líquido que eu preparo e bicarbonato de sódio dá para lavar um tantão de roupa!
Há alguns anos resolvi lavar roupas na bacia em vez da máquina (que só uso para centrifugar). Para economizar água e reaproveitar. Achavam que eu estava louca. Hoje em dia, quando conto isso, ainda vejo olhares horrorizados, como se fosse uma tortura medieval. Mas adoro! Abandonei primeiro o amaciante (inútil e cheio de química pesada), depois os sabões “normais”, fortíssimos, cujo cheiro hoje em dia não suporto nem de longe. Agora é só com sabão de coco que eu mesma derreto para fazer sabão líquido. E estou em fase de testes para turbinar a lavagem. Bicarbonato, água fervendo (para roupas de cama), enzima cítrica (para malhas de lã), vou experimentando…
Começo pelas roupas mais claras e dá para reaproveitar a água para as próximas lavagens. Manchas e partes mais sujas são esfregadas com sabão de coco em barra. Com cerca de 50 litros lava-se um montão de roupa (o ciclo das máquinas consome mais de 100, se não me engano).
100% da água que sobra vai para a rega das plantas ou limpeza.
Além disso a lavação é um ótimo pretexto para tomar mexer na água em dias quentes e relaxar. Esse projeto no Peru que leva soluções de baixo custo a comunidades carentes (https://www.youtube.com/watch?v=YdXaL9DlEqs).
Pingback: 148. Meus produtos de limpeza | Simplesmente