Lavar roupa na bacia é divertido

As roupas vão sendo promovidas da água com sabão para o primeiro e depois segundo enxágue, passando pela cadeira furadinha para escorrer.

Com 50 litros de água, um copão do sabão de líquido que eu preparo e bicarbonato de sódio dá para lavar um tantão de roupa!

Há alguns anos resolvi lavar roupas na bacia em vez da máquina (que só uso para centrifugar). Para economizar água e reaproveitar. Achavam que eu estava louca. Hoje em dia, quando conto isso, ainda vejo olhares horrorizados, como se fosse uma tortura medieval. Mas adoro! Abandonei primeiro o amaciante (inútil e cheio de química pesada), depois os sabões “normais”, fortíssimos, cujo cheiro hoje em dia não suporto nem de longe. Agora é só com sabão de coco que eu mesma derreto para fazer sabão líquido. E estou em fase de testes para turbinar a lavagem. Bicarbonato, água fervendo (para roupas de cama), enzima cítrica (para malhas de lã), vou experimentando…

 Começo pelas roupas mais claras e dá para reaproveitar a água para as próximas lavagens. Manchas e partes mais sujas são esfregadas com sabão de coco em barra. Com cerca de 50 litros lava-se um montão de roupa (o ciclo das máquinas consome mais de 100, se não me engano). 

100% da água que sobra vai para a rega das plantas ou limpeza.

Além disso a lavação é um ótimo pretexto para tomar mexer na água em dias quentes e relaxar. Esse projeto no Peru que leva soluções de baixo custo a comunidades carentes (https://www.youtube.com/watch?v=YdXaL9DlEqs).

Primeiro é pegar o material (bacias, sabão, cadeira furadinha, balde de água recolhida no chuveiro, saco de roupa)
Aí é separar pelas cores (brancas, claras e escuras), deixando a roupa de cama para ser lavada antes.
Coloquei cada lençol numa bacia com 10 litros de água.
O lençol escorre na cadeira furadinha que era do escritório e agora virou da lavanderia. Junto as duas águas numa bacia só e coloco as roupas claras.

 

Os lençóis voltaram e estão enxaguando em 20 litros de água novinha, as roupas claras escorrem e as coloridas vão para a bacia com água e sabão.

 

O lençol já está limpo e estendido..

 

 

O capítulo roupas está encerrado. Agora é fazer o manejo da água.

 

Essa é a água que sobrou: o sabão praticamente sumiu e essa cor vem sobretudo dos pigmentos das roupas.

 

Junto tudo na mesma bacia, acrescento água de reuso vinda da cozinha, chorume do minhocário e enzimas (que algum outro dia explico).
Final feliz: 100% da água vai ajudar a regar as plantas!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário em “Lavar roupa na bacia é divertido”

  1. Pingback: 148. Meus produtos de limpeza | Simplesmente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *